Entry: Mekanix 30.5.06



ref.223/06

Entre o  TPB dos X-Treme X-Men e o , a Marvel introduziu um 4º volume que inclui a mini-série de Kitty Pryde Mekanix de Chris Claremont e Juan Bobillo, antecedida do prólogo publicado em X-Men Unlimited #36, da autoria de Claremont e Salvador Larroca.

Trata-se de uma manobra de marketing, tendo provavelmente a Marvel pensado que o logotipo X-Treme X-Men venderia mais que Shadowcat. É um facto que Kitty irá aparecer nas próximas histórias de X-Treme, mas este interlúdio em nada é essencial para a narrativa.

Por outro lado, os que cresceram e criaram uma empatia com a personagem (a primeira aventura que li dos X-Men foi o clássico Days of future past - originalmente publicado há 25 anos -, onde Kitty tem uma papel fudamental e se mostra a importância que ganhará no - ou melhor, num possível - futuro), viram assim garantida a reunião em TPB da mini-série. 

Curiosamente, é-nos dito que desde que a personagem foi criada, na revista Uncanny X-Men #129 por Claremont e John Byrne (outra estória clássica, a primeira da saga da Fénix Negra), até à história que está a ser contada passaram oficialmente 5 anos no universo Marvel. Isso significa que todos os acontecimentos com a Kitty nos X-Men, Excalibur e demais eventos, decorreram em apenas 5 aninhos, enquanto que para o leitor passaram cerca de 23 anos. Nada como ser uma personagem da Marvel para ter uma vida extremamente preenchida!

Claremont explora nesta mini-série a morte do pai de Kitty em Genosha, bem como o crescente conflito entre humanos e mutantes, desta feita através de um movimento chamado Purity com o qual Kitty tem de aprender a lidar na faculdade.

Outra personagem que surge novamente é Xi'an , vulgo Karma (criada por Claremont e Frank Miller), um dos membros fundadores dos Novos Mutantes, que já não aparecia nas revistas Marvel desde 1998, altura em que o seu visual tinha sido totalmente alterado e tinha revelado ser lésbica. Nesta história, o visual volta a ser algo mais tradicional.

Ou seja, Claremont actualiza as suas personagens durante o conflito humanos-mutantes

X-Treme X-Men vol. 4 (inclui Mekanix # 1-6 e X-Men Unlimited #36, 2002-2003)
Chris Claremont, Juan Bobillo & Salvador Larroca
Marvel, 2004 [2nd printing] (EUA)
160 pp, brochado
ISBN 0-7851-1117-4

   0 comments

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments