Entry: Lua Negra 23.5.06



ref.214/06

Já tinha sido aqui abordado o segundo volume de Terry Morgan, O Amor É Vermelho e Arde. Concentremo-nos desta feita no seu volume de estreia, Lua Negra (Dark Moon).

Dividido em 8 capítulos, trata-se de um livro que traz alguma névoa sobre os limites definidos e estabelecidos entre a ilustração e a arte sequencial. Trata-se de um ou outro? Mas a verdade é que os próprios desenhos fazem lembrar ilustrações de uma instalação, tendo por vezes a sensação que estamos a passear num daqueles museus de cera que se propõem a contar a vida de alguém, destacando algumas passagens. Os próprios fundos mais elaborados, parecem cenários construídos com tecidos ou pintados, fazendo lembrar a artificialidade  dos cenários do filme do cineasta francês Alain Resnais Smoking / No Smoking.

A dificuldade de qualquer classificação vã é ainda exacerbada pelos textos de Adília Lopes, João Paulo Cotrim, José Agostinho Baptista Jorge Sousa Braga, Manuel António Pina, Manuel Hermínio Monteiro, Possidónio Cachapa e Regina Guimarães. Estes abordam em pequenos textos a vida de Morgan, nomeadamente a infância, a adolescência, a família, fantasias ou lugares, entre outros, tendo supostamente sido convidados pela autora a participar no seu livro, quiça fruto da sua estadia em Portugal.

Uma obra para todos os que não gostam de convenções, definições e gavetas.

nota: Terry Morgan é um dos múltiplos pseudónimos do português Manuel Tiago Silva.

Lua Negra / Dark Moon
Terry Morgan (com textos de vários autores)
Assírio e Alvim, 2000 (Portugal)
200 pp, cartonado
ISBN 972-37-0582-6

   0 comments

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments