4.6.06
Mônica 30 Anos

ref.231/06

As contas são fáceis: se a personagem Mônica do Maurício de Sousa foi criada em 1963, em 1993 tinha 30 anos. De modo a festejar tal ocasião, a editora Globo lançou a Edição de Aniversário Mônica 30 Anos, um álbum de capa mole com um formato deveras generoso (cerca de 27x19 cm).

O livro começa com os extras: uma introdução de Maurício sobre a génese da personagem, fotos das suas filhas em tenra idade (que inspiraram a Mônica, Magali e Maria Cebolinha), algumas capas da revista Mônica, desde 1970, ainda na editora Abril, à data da publicação, a sua transposição para o cinema, teatro, televisão e parques temáticos, as edições de revistas noutros países, uma entrevista fictícia com a personagem Mônica e uma entrevista real com a homónima filha do Maurício, entre outras curiosidades.

Interessantes são também os pin-ups desenhados por autores como Will Eisner (com o Spirit), Guido Crepax (com Valentina), Claudio Villa (com o Tex e seus pards), Nicola Mari (com Nathan Never), Gallieno Ferri (com Zagor e Chico), Corrado Roi (com Dylan Dog e Max), Giancarlo Alessandri (com Nathan Never e Java), Roberto Diso (com Mister No, onde além da Mônica, surgem muitos elementos da Turma), Silver (com Lupo Alberto e os seus amigos), Álvaro de Moya, André Le Blanc, Hugo Pratt (com Rasputin), Joe Kubert, Luis Zé, Ziraldo, Miguel Paiva, Milo Manara e Jim Davis (com o Garfield).

Entretanto, surgem as estórias. Começa-se com a primeira aparição da Mónica na tira cómica do Cebolinha, na altura publicada nos jornais. Do ponto de vista visual, as personagens eram bastante diferentes, podendo-se assistir ao longo do livro à evolução gráfica daquelas. E também a um desenvolvimento da personalidade de cada personagem. Não deixa de ser curioso notar que a Mônica surge como irmã do Zé Luiz, algo que é apagado posteriormente da história das personagens (como se vê, a alteração retroactiva da continuidade não é exclusiva dos norte-americanos).

Após as tiras cómicas, temos direito ainda a algumas pranchas semanais do Cebolinha, sempre com a participação da Mônica. Posteriormente, chegam as histórias a cores, as primeiras das quais ainda com um grafismo diferente do arredondado final.

Na segunda metade do álbum, é publicada a história que baptiza o coelho da Mônica com o nome de Sansão. Apesar do argumento não ser o mais forte, do ponto de vista artístico é interessante ver as personagens Tarzan e Jane, Fantasma, Hulk, Batman e Robin, Super-Homem e Madrake e Lothar transmutados nos traços do universo da Mônica.

A temática das histórias é bastante variada, havendo um pouco de quase tudo para todos os gostos (crossover com a Turma da Mata - mais propriamente com Jotalhão -, extra-terrestres, bruxas, autómatos, sonhos fantásticos e outros assuntos mais terra-a-terra).

A última história, avança 30 anos no futuro para nos mostrar a vida das personagens, com direito a uma viagem ao presente e tudo. Ao contrário da história publicada em Cebolinha #99 da editora Abril, O Calendário do Tempo (1981), o Cebolinha não se encontra casado com uma prima da Mônica - com a qual tinha um filho, o Cebolinha Júnior -, nem as personagens usam um foguete nas costas e um capacete de vidro nas cabeças. Desta feita, o futuro mostra um Cebolinha casado com a Mônica, com 4 filhos (Monique, Asparguinho, Cenourinha e Jónica) e 4 cães (Floquinho III, Folipo, Tufa e Felpudo). Mas é verdade que o Franjinha continua a surgir com bigode...

Apesar da Mônica ter feito 43 anos em 2006, tal em nada prejudica a leitura desta obra!

Mônica 30 Anos: Edição de Aniversário (1993)
(vários autores)
Globo, 1993 (Brasil)
256 pp, brochado


Posted at 20:42 by enanenes

margahayuland
May 30, 2013   06:16 AM PDT
 
thanks
 

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments







Previous Entry Home Next Entry
   

<< June 2006 >>
Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
 01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Estatísticas 2005:
Entradas: 369
Livros: 489
Entrevistas: 3



wwwBEDÊ


Outros sites:
BDesenhada.com
Tugópolis



Outros blogs:
Séries de TV
Cinema
CULTura PoP


Visitantes:




If you want to be updated on this weblog Enter your email here:




rss feed