1.2.06
Tex & Ric Hochet

ref.043-044/06

O #8 da Série Ouro d'Os Clássicos da Banda Desenhada da Panini é dedicado ao italiano Tex. Sendo a personagem finalmente publicada em Portugal - e a cores -, este volume contém menos uma história que o seu congénere italiano que saiu com o jornal Repubblica. Ao contrário daquele, em vez das duas primeiras aventuras de Tex contra Mefisto, em Portugal apenas foi publicada a segunda, a qual data de 1958 (a primeira data de 1949, menos de um ano após o surgimento de Tex).

O argumento compete ao próprio Gianluigi Bonelli e os desenhos a Aurelio Gallepini (vulgo Galep). Alguns fãs de Tex não apreciam quando os argumentos fogem ao western puro, uma vez que por vezes este cowboy tem de lidar com elementos paranormais. Mefisto  - considerado por muitos o pior inimigo de Tex - não é nesta história retratado com um simples prestidigitador mas sim como alguém que realmente domina a magia negra. A história pode ser dividida em 3 partes - uma até à descoberta da identidade do vilão, outra a luta com o mesmo e, por fim, a dos assaltos cometidos pelos Kits (Carson e Willer) sob o comando de Mefisto. Entre estas duas últimas partes assiste-se a um corte abrupto no ritmo da narrativa, que poderia ter sido suavizado. O resultado final não é muito interessante, sendo uma história mediana. O que menos gostei foi a enorme quantidade de mortes, praticamente banalizando o acto de alvejar e anular uma vida humana, provavelmente à semelhança dos westerns da altura.

Quanto à arte de Galep, não sei se devido à colorização da aventura ou ao tempo que distou da altura em que foi realizada, estava sinceramente à espera de muito mais. Enfim...

Aproveito - isso, sim - para parabernizar o José Carlos Francisco pela tradução portuguesa a partir da tradução brasileira de Júlio Schneider, uma vez que muito raramente houve lugar a algo que não fosse o correcto na nossa norma.

Ric Hochet é um verdadeiro fenómeno. Não são muitas as séries franco-belgas da linha clara que contam no seu currículo com 71 álbuns e que continuam a ser publicados com argumento e arte dos autores originais, André-Paul Duchâteau e Tibet.

Apesar da sua popularidade em França, no nosso país parece ter caído no esquecimento dos editores, pois já há bastantes anos que o jornalista detective não é publicado por cá.

As 4 histórias seleccionadas foram originalmente publicadas entre 1971 e 1981, só uma delas sendo inédita (O escândalo Ric Hochet), tendo as restantes sido publicadas na revista Tintin e/ou em álbum. As histórias são interessantes para todos os gostam de policial/aventura, nas quais o que parece paranormal acaba por ser desmascarado (por vezes, acontece o leitor adivinhar quem é o culpado antes deste ser desvendado).

Tibet é um mestre da escola franco-belga e os álbuns escollhidos não escondem. As cores são também muito atractivas. A redução do formato pode tornar a leitura um pouco cansativa, mas sem grandes consequências (ao contrário da série anterior d'Os Clássicos de formato menor que assassinava completamente os franco-belgas). Em suma, o 10º número é, portanto, um bom volume!

Os Clássicos da Banda Desenhada - Série Ouro
Panini, 2005 (Portugal):

#8 
Tex - Tex contra Mefisto (Tex contro Mefisto, 1958)
Gianluigi Bonelli & Aurelio Galleppini
256 pp, brochado
ISBN 989-559-135-7

#10
Ric Hochet - Os Espectros da noite (Les spectres de la nuit, 1971), Investigação no passado (Enquête dans le passé, 1974) , Inimigo através dos séculos (L'enemmie à travers les siècles, 1978), O escândalo Ric Hochet (Le scandale Ric Hochet, 1981)
André-Paul Duchâteau & Tibet
192 pp, brochado
ISBN 989-559-139-X


Posted at 23:10 by enanenes

 

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments







Previous Entry Home Next Entry
   

<< February 2006 >>
Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
 01 02 03 04
05 06 07 08 09 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28

Estatísticas 2005:
Entradas: 369
Livros: 489
Entrevistas: 3



wwwBEDÊ


Outros sites:
BDesenhada.com
Tugópolis



Outros blogs:
Séries de TV
Cinema
CULTura PoP


Visitantes:




If you want to be updated on this weblog Enter your email here:




rss feed